Riscos do tabagismo ao Sistema Respiratório

 Tabagismo e coronavírus são combinação catastrófica, diz fundação | Agência  Brasil

O cigarro é a causa principal de doenças no aparelhos respiratório, sendo o câncer a mais comum


Que o consumo de cigarro faz mal para o ser humano, isso todos já sabem muito bem. Contudo, o tabagismo ainda é um problema de saúde que afeta milhares de pessoas pelo mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro causa seis milhões de mortes no mundo por ano, a maioria em países de baixa e média renda.O sistema respiratório é o principal afetado pelo tabaco. Um fato que muita gente ainda não sabe é que a fumaça do cigarro atinge também quem não fuma. Uma pessoa que convive constantemente com um fumante e inala por muitas vezes a fumaça de um cigarro, mesmo à distância, já prejudica a sua saúde. Veja com detalhes os malefícios do tabagismo nos órgãos que compõem a via respiratório do corpo humano:
 
Laringe
 
O álcool e o tabaco são os maiores inimigos da laringe. Para se ter uma noção, fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe (pregas vocais ou cordas vocais), que corresponde a 25% dos tumores diagnosticados nessa região.
 
Voz
 
O ato de fumar está associado a alterações na qualidade vocal, deixando a voz mais grave e mais falha (rouquidão) ao longo do tempo. A fumaça quente agride o sistema respiratório e as pregas vocais. Assim, altera o funcionamento normal, ressecando e causando irritação da mucosa do nariz, boca e laringe. E pode causar também edema, ou seja, inchaço na região afetada.

Ouvido
 
Pesquisas da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), apontam que o tabagismo tem relação com o zumbido no ouvido. Uma parcela considerável dos pacientes consultados que sofriam com esse problema eram fumantes ou já fumaram por um longo período da vida.
 
Alergias
 
O cigarro causa consequências em toda as partes das vias respiratórias, e nas vias aéreas superiores, que vão do nariz até a laringe, onde ficam também as cordas vocais, as principais doenças alérgicas relacionadas ao tabagismo são a sinusite e a rinite. O revestimento interno do aparelho respiratório não suporta a toxicidade, nem a alta temperatura da fumaça, e começa a sofrer um processo de substituição de células. Além disso, a produção de muco aumenta muito, pois funciona como capa protetora do tecido epitelial, que reveste as vias aéreas. Nos brônquios, a fumaça também provoca uma reação inflamatória que provoca destruição progressiva da árvore brônquica. 


Fonte: https://www.coorlece.com.br/noticias/outros-assuntos/riscos-do-tabagismo-ao-sistema-respiratorio/#:~:text=A%20fuma%C3%A7a%20quente%20agride%20o,do%20nariz%2C%20boca%20e%20laringe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lança Perfume

Narguilé

Os efeitos da bebida Alcoólica no cérebro